terça-feira, 13 de setembro de 2011

Coleta Seletiva

Coleta Seletiva de Lixo é um processo educacional, social e ambientalista que se baseia no recolhimento de materiais potencialmente recicláveis (papéis, plásticos, vidros, metais) previamente separados na origem.
Esses materiais, após seu beneficiamento -enfardamento e acúmulo para comercialização, são vendidos às industrias recicladoras, que os transformam em novos materiais.
A reciclagem é parte do processo de reaproveitamento do lixo, protegendo o meio ambiente e a saúde da população.
Para que exista uma otimização da reciclagem, é necessário trabalhar a comunidade com a Coleta Seletiva de Lixo.
O sistema deve ser implantado em bairros, escolas, escritórios, postos de combustíveis, centros comerciais e outros locais que facilitem a coleta de materiais recicláveis.
Um programa de Coleta Seletiva de Lixo é parte de um sistema amplo de gestão integrada do lixo sólido que contemple também a coleta regular e disposição final adequada dos resíduos inaptos para reciclagem (materiais tóxicos).
A Coleta Seletiva de Lixo não é uma atividade lucrativa do ponto de vista de retorno financeiro imediato.
No entanto, é fundamental considerar os ganhos ambientais e sociais, que são bastante expressivos.
A coleta seletiva é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta. 

Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.

13 comentários:

  1. eu gostei dese texto porque nele fala coisas muito importantes sobre a coleta seletiva.

    ResponderExcluir
  2. eu achei muito interesante por que mostra que com coisas que jogamos fora podemos ajudar o planeta de todas as formas

    ResponderExcluir
  3. EU GOSTEI MUITO DESTE TEXTO MUITO INTERESANTE

    ResponderExcluir
  4. RECICLAR ADOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORO

    ResponderExcluir
  5. ETA eta eta vamo ajudar o planeta

    ResponderExcluir
  6. reciclar reutilizar reaproveitar

    ResponderExcluir
  7. eu gostei do texto porque eu acho muito importante fazer coleta seletiva.

    ResponderExcluir
  8. a coleta seletiva significa a limpeza do mundo

    ResponderExcluir
  9. recicla e muito divertido eu amor recicla

    ResponderExcluir
  10. eu gostor de recicla ea coisa mas quer eu amor

    ResponderExcluir
  11. o mundo e mais limpo com a coleta seletiva.

    ResponderExcluir
  12. eu amor cometar de recicla e muito legal de mas meu nome e melissa

    ResponderExcluir